Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > EDUFPI na 23ª Bienal: "O sertão: subsídios para a História e a Geografia"
Início do conteúdo da página

EDUFPI na 23ª Bienal: "O sertão: subsídios para a História e a Geografia"

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O livro "O Sertão: subsídios para a História e a Geografia", de autoria da professora maranhense Carlota Carvalho, foi lançado pela Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) em 2012. A obra está participando da 23ª Bienal Internacional do Livro que acontece em São Paulo até o dia 31 deste mês. 

Essa é a terceira edição da obra, dessa vez feita pelo Prof. Dr. João Renôr. O livro de Carlota foi lançado pela primeira vez em 1924, por meio da Academia Brasileira de Letras (ABL). A professora, tida como inteligente e "audaciosa" para a época, possui história com várias lacunas a serem preenchidas. Com ascendência portuguesa, francesa e indígena, Carlota começou a ministrar aulas na área de gramática, geografia e história do Brasil em 1886. Posteriormente, seguiu para a Ilha Bailique, no Amazonas.

O Sertão: subsídios para a História e a Geografia

A edição realizada pelo professor João Renôr, além de ser composta pelas três partes originais do livro de 1924, traz anexos e correspondências de Carlota que representam possivelmente uma segunda edição da obra. "O Sertão: subsídios para a História e a Geografia". Constitui-se numa abordagem antropológica, histórica e geográfica da população interiorana da região do sul do Maranhão e Pará, Norte do Tocantins, Amapá e região do rio Parnaíba. Nos escritos, Carlota não mede esforços ao fazer críticas aos governantes maranhenses da época. 

Fim do conteúdo da página